domingo, março 25, 2018

Siglas e informações metroferroviárias...


Pesquisa efetuada pelo autor do blog*

A título de "curiosidade", seguem algumas siglas utilizadas no metrô e na CPTM:
SSO=Sala de Supervisão Operacional
AMV=Aparelho de Mudança de Via
CCO=Centro de Controle Operacional. O metrô possui dois centros
OT=Operador de Trem
CCOU=Centro de Controle Operacional Unificado, localizado ao lado da estação Brás da CPTM
ATO=Automatic Train Operation. É o sistema que automatiza todas as operações do metrô, acelerando, freando e abrindo as portas sem a necessidade do operador do trem. A CPTM não possui esse sistema
ATC=Automatic Train Control. Através da sinalização de via (semáforos nos trilhos), o CCO ou CCOU controla a velocidade máxima de cada trecho da via. O operador tem a liberdade de acelerar, frear e alinhar o trem à plataforma, mas se ele ultrapassar o limite de velocidade para aquele trecho, o trem freia automaticamente. A CPTM utiliza esse sistema e todos os trens de carga que operam em suas linhas devem ter o ATC também. O metrô também utiliza, no chamado MCS(vide abaixo), embora no modo ATO o ATC atua também, reduzindo a velocidade do trem
CTBC=Controle de Trens Baseado em Comunicação, novo sistema de controle de trens do metrô
MCS=é o modo "semi-automático" do metrô. O operador do trem tem a liberdade que os maquinistas da CPTM possuem, e operam o trem obedecendo o ATC do metrô. É raro os trens do metrô rodarem em MCS. Teoricamente os operadores devem rodar pelo menos alguns minutos em horário de vale em MCS, mas nem em final de semana eles ficam em MCS
PP-INOP=Parada Progamada Inoperante, quer dizer que o sistema de parada na estação, que pára o trem, abre e fecha suas portas e depois o libera, está com algum problema. Nesse caso, assume o OT, que alinha o trem em MCS e opera a abertura e fechamento das portas, etc
Manual=Operação sem nenhum tipo de restrição da via. É usado geralmente com problemas na via(famoso Problemas em Equipamentos de Via na região de...). Todos os movimentos dos trens são supervisionados pelo CCO. Velocidade é de 20km/h
PA=Public Audience. É o sistema sonoro das estações e dos trens do metrô. Quando você ouve "Próxima estação: Santana" ou "Atenção funcionário da limpeza, comparecer ao SSO", é um PA. Na CPTM é chamado de AP = Aviso ao público
PP=Parada Programada. Dispositivo que faz o trem parar automaticamente nas estações, além de abrir e fechar as portas da composição
Vagão=Segmento do trem/composição, este termo define um segmento do trem de carga. Quando este segmento carrega passageiros, é chamado de Carro
Carro=Nada mais é do que o "vagão" de passageiros. Às vezes pode se ouvir um PA na estação: "Fulano, favor entrar no segundo trem, carro líder". Carro líder, neste caso, é o primeiro vagão, onde fica o OT
SPAP=Sistema de Prevenção de Acidentes na Plataforma. É um sistema emergencial que pode ser acionado da plataforma por qualquer usuário ao visualizar alguém que por acidente (ou vontade própria) tenha caído na via. Pode ser acionado também da SSO da estação, ou do próprio CCO
BX= significa Baixa Aderência, é colocado quando os trilhos estão molhados
TM=Terminal de Manobra
AM=Auxiliar de Manobra
AE=Agente de Estação
SGO=Supervisor Geral Operacional
TUE=Trem Unidade Elétrico. É uma composição autônoma, que possui todos os sistemas que o trem precisa
TM=Trackmobile. Uma "locomotiva" que traciona equipamentos e trens durante a manutenção do metrô
Budd=apelido dado ao trem da linha 1, cujo projeto é da The Budd Company, embora construído pela Mafersa
PCDs=Pessoas Com Deficiência
VCA=Vala a Céu Aberto, um método de construção
NATM=New Austrian Tunneling Mode, outro método de construção/disposição dos túneis
VSE =Ventilação e Saída de Emergência
DSF=Dispositivo Supervisor de Freios
SFO=Sala de Ferramentas Operacionais
PK=Ponto Quilométrico, exemplo, 36+345 quer dizer na altura do Km 36.345
PVS=Plano de Via Sinalizada, uma espécie de bíblia de todos os técnicos seja de manutenção ou implantação, um desenho onde aparecem todos os circuitos de via , seus respectivos códigos de velocidade, etc
PIT=Pátio Itaquera
PAT=Pátio Jabaquara
PCR=Pátio Capão Redondo
PVS=Pátio Vila Sônia
ETC=Estacionamento Tucuruvi
EBF=Estacionamento Barra Funda
EPB=Estacionamento Provisório de Belém
EPN=Estacionamento Penha
EAR=Estacionamento Ana Rosa
ECL=Estacionamento Clínicas
Estações da linha 1 - Azul:
TUC = Tucuruvi PIG = Parada Inglesa JPA = Jardim São Paulo SAN = Santana CDU = Carandiru TTE = Portuguesa - Tietê (antiga Tietê) PPQ = Armênia (antiga Ponte Pequena) TRD = Tiradentes LUZ = Luz BTO = São Bento PSE = Sé LIB = Liberdade JQM = São Joaquim VGO = Vergueiro PSO = Paraíso ANR = Ana Rosa VMN = Vila Mariana SCZ = Santa Cruz ARV = Praça da Árvore SAU = Saúde JUD = São Judas CON = Conceição JAB = Jabaquara
Estações da linha 2 - Verde:
VMD = Vila Madalena SUM = Sumaré CLI = Clínicas CNS = Consolação TRI = Trianon - Masp BGD = Brigadeiro PSO = Paraíso ANR = Ana Rosa CKB = Chácara Klabin IMG = Imigrantes AIP = Alto do Ipiranga SAC = Sacomã TMD = Tamanduateí VLP = Vila Prudente
Estações da linha 3 - Vermelha:
BFU = Palmeiras - Barra Funda (antiga Barra Funda) DEO = Marechal Deodoro CEC = Santa Cecília REP = República GBU = Anhangabaú PSE = Sé PDS = Pedro II BAS = Brás BRE = Bresser - Mooca (antiga Bresser) BEL = Belém TAT = Tatuapé CAR = Carrão PEN = Penha VTD = Vila Matilde VPA = Guilhermina - Esperança PCA = Patriarca ART = Arthur Alvim ITQ = Corinthians - Itaquera
Estações da linha 4 - Amarela:
VSO = Vila Sônia MBI = São Paulo-Morumbi BUT = Butantã PIN = Pinheiros FAL = Faria Lima FRA = Fradique Coutinho FRE = Oscar Freire PTA = Paulista HIG = Higienópolis-Mackenzie REP = República LUZ = Luz
Estações da linha 5 - Lilás:
CPR = Capão Redondo CPL = Campo Limpo VBE = Vila das Belezas GGR = Giovanni Gronchi STA = Santo Amaro LTR = Largo Treze ADP = Adolfo Pinheiro ABV = Alto da Boa Vista BBG = Borba Gato BCB = Brooklin-Campo Belo AGE = Água Espraiada IBP = Ibirapuera MOE = Moema HSP = Hosp. Servidor Público VCL = Vila Clementino SCZ = Santa Cruz CKB = Chácara Klabin
A título de "complementação", abaixo as velocidades em cada linha(L):
Velocidades máximas:
L1, L2, L3: 87 km/h
L5: 68 km/h
Velocidade de entrada na plataforma:
L1: 44 km/h
L2, L3: 62 km/h
L5: 50 km/h
Velocidade comercial:
L1: 32 km/h
L2: 36 km/h
L3, L5: 42 km/h



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*Plágio é crime: Lei Federal n.o 9.610, de 19/02/98.

9 comentários:

Luli & Sophi disse...

Olha,
eu sou uma aluna e minha professora disse que era pros alunos pesquisarem alguma coisa sobre o rio Pinheiros eu coloquei o seguinte no google para pesquisar "curiosidades sobre o rio pinheiros" e cliquei aqui ...
voce poderia colocar umapostagem do rio pinheiros ate dia 4 ?
obrigado vou esperar

Cristiano C M disse...

olááá lú!!
vc pode entrar neste site da wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Pinheiros
futuramente vou incluir uma postagem sobre, se vc tivesse colocado seu email, ficaria + fácil pra te mandar essas informações com rapidez...obrigado pela visita!!

Unknown disse...

da hora parabens só gostaria de saber qual as iniciais do auxilar de manobra??

Cristiano C M disse...

oláá Fábio, obrigado pela visita!!
Vou pesquisar o termo e assim que eu encontrar eu incluo na mesma postagem!!

Anônimo disse...

Olha achei muito bom e completo tdas as infos aqui encontradas... . Mas acho que a maioria das infos deveriam ser de conhecimento apenas interno. Nem tudo os Usuarios precisam saber.

De qualquer forma, parabéns!!!!

Cristiano C M disse...

Fabio, Auxiliar de Manobra=AM.

Miguel Moreno disse...

agradeceria muito si alguem pode me ajudar para ubicar o enderezo Rua Nossa Senhora da Conceicao en Sacoma, pode haber mudado nome da rua, mais no ano 1950 se llamaba asi.
Muito Obrigado!! dejo mi enderezo
migmoreno2002@yahoo.com.ar

Miguel Moreno

Unknown disse...

Gostei muito completo, porém dia 16/05/2017 eu ouvi uma operadora do metro dizendo que todas estações estavam operando em código LJ sabe o que isso significa? Obrigado

Anônimo disse...

Denir, no metro existem três códigos de anormalidade, eles ditam quantos bloqueios (catracas) estarão funcionando pra entrada
-Eles são:
Amarelo(AM):Com 50% dos bloqueios que normalmente estariam.
Laranja(LJ): Com 25% Operantes.
Vermelho(VM): Apenas um bloqueio para a entrada